sábado, 29 de agosto de 2009

A QUIZILA SENATORIAL

Ao povo brasileiro e aos internautas: o Congresso Nacional sangra a cada escândalo que surge desacreditando os antigos políticos e os poucos que restaram na tentativa surda de exercer o mandato de Deputado ou Senador com dignidade ética e moral.



O Senado brasileiro se assemelha ao Senado romano em várias épocas, notadamente na fase do Imperador Julio Cesar, envolto em maracutaias, conchavos, corrupções, dossiês, privilégios, atos que em Roma eram de bastidores, longe dos olhos do povo romano e aqui externado com troca de insultos, representações por indícios de prática de ilíticos administrativos e penais, ameaças e desrespeito total a nós cidadãos brasileiros eleitores.



É inconcebível o que estamos assistindo e presenciando no Senado divulgado diariamente em todos os meios de comunicação refletindo a baixaria e bate-boca em todos os níveis da federação e instituições que vez por outra entram no mesmo clima de desrespeito e desordem. Isto é o reflexo da falência do modelo democrático e de alguns partidos políticos que necessitam de uma atualização de acordo com as exigências populares.



Os atos draconiano que pretendem a todo tempo desestabilizar o governo no segundo mandato do Presidente Lula, visando a eleição de 2.010 estão em bases de satisfação de interesses privados ou de pequenos grupos políticos poderosos, que se afastaram do idealismo e da ética política, para atenderem sentimentos de vaidades pessoais e concentração de riqueza, em detrimento dos interesses da coletividade e do Brasil.



Os antigos arautos da política brasileira na luta das "diretas já", "contra a ditadura", aparecem agora como verdadeiros gladiadores de interesses espúrios. São espetáculos vexatórios perante a opinião pública, apesar de alguns se lixarem para ela e outros em nome de preservar o Estado, coloca em risco o histórico de democracia e liberdades públicas do passado. Vejam:



FÚRIA Para defender Sarney (à esq.), Collor se dirige a Simon (centro) com olhar ameaçador: "Engula suas palavras." Simon depois afirmou ter ficado com medo.




OFENSAS Aliado de Virgílio (à dir.), Tasso (abaixo) diz que Renan tem os dedos sujos, é chamado de coronel e retruca dizendo que Renan é cangaceiro.




MANIFESTAÇÕES Fora do plenário, cresce o coro de "Fora Sarney"



Inúmeras manifestações populares pela ética e moral deveriam ser considerados como um alerta para onde vamos caminhar. Concordar com a impunidade ou reacender um antigo debate: o poder é corrupto por natureza ou o poder corrompe os homens de bem ?













A história as vezes se repete e aqui relembro Platão debatendo com Aristóles os interesses públicos e privados e com Pericles ( governou por 33 anos ininterruptos 4 a.C ) a respeito da política nas administrações. Afirma que no sistema democrático permite a qualquer um o que não deve ser tarefa para qualquer um.



Precisamos mudar esse quadro. Aos nossos políticos atuais envolvidos em possíveis falcatruas, não perdem por esperar, convoco a maioria de homens e mulheres honestos a assumirem seus papeis para tirar os corruptos das nossas adminstrações públicas em todos os níveis da federação brasileira, a resgatarem do lodaçal político: a ética, o repeito, a transparência, a moral, o Congresso Nacional e os interesses nacionais.



Faltam apenas oito dias para começarmos a nossa satiagraha brasileira contra a corrupção, respeito aos símbolos nacionais e a Constituição da República, quando anunciarei para o Brasil a minha filiação político partidária, pois a transformação social se passa no campo político, onde todos tem por dever de fazer parte deste processo.

Por Protógenes Queiroz às 01h51

http://protogenes.blog.uol.com.br/arch2009-08-23_2009-08-29.html#2009_08-27_18_06_04-137142648-0

Um comentário: